A MT Escola de Teatro é uma polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, uma parceria firmada entre a Associação Cultural Cena Onze, Unemat, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Governo do Estado de Mato Grosso.
O modelo artístico-pedagógico da MT Escola de Teatro valoriza a multiplicidade das interfaces entre os campos do fazer e do refletir cênico.
Sistema pedagógico
Na MT Escola de Teatro, o papel social das Artes Cênicas é ponderado em módulos que valorizam a emancipação criadora, o pensamento crítico e a confluência absoluta de talentos e poéticas, desviando-se da relação hierárquica as quais costumam estar presas as bases educacionais.
Os principais pressupostos do projeto pedagógico da Escola são:
Ensino não hierárquico: a SP Escola de Teatro baseia-se em um modelo de ensino que rompe com o regime de subordinação das pedagogias tradicionais. O conhecimento avança de acordo com trabalhos práticos e reflexivos, levando em consideração o ritmo de aprendizes e formadores.
Ensino não cumulativo: a Escola dilui completamente o parâmetro de que o aprendiz no quarto semestre é mais avançado do que aquele no estágio inicial. Compartimentar o conhecimento artístico é uma contradição improdutiva, pois ele deve ser trabalhado com um mecanismo de expansão, desdobramento natural do fazer artístico, e não de acumulação.
Ensino modular: um módulo corresponde à unidade de conteúdos e práticas daquele semestre. O aprendiz da SP Escola de Teatro frequenta quatro módulos independentes num dos cursos regulares oferecidos, cada um com a duração de um semestre e identificado por uma cor: verde, amarelo, azul e vermelho.
A estrutura orgânica do projeto educacional da instituição atende a um pensamento holístico de mediação com as artes do palco. O funcionamento pedagógico é assentado nos seguintes elementos: