O curso superior tecnológico em Teatro é oferecido pela MT Escola de Teatro através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, o Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Após a conclusão de quatro módulos de ensino, o estudante recebe a formação de tecnólogo.

Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase, na qual deseja se especializar: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. A instituição utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

Idealizadores


Flávio José Ferreira
Coordenador Geral da MT Escola de Teatro

Bacharel em Direito pela UFMT. Advogado, diretor, dramaturgo, professor, membro da Academia Mato-grossense de Letras. Há 30 anos, fundou o grupo de teatro Cena Onze. Publicou mais de 12 obras de dramaturgia, mais de 10 livros de poesia e literatura infanto-juvenil. Na área jurídica, foi vice-presidente e é atual 1º secretário da OAB-MT. É membro da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB. Professor há mais de 40 anos, militante nas áreas de cultura e direitos humanos.

Agnaldo Rodrigues da Silva
Coordenador Pedagógico do curso superior de Tecnologia em Teatro

Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor efetivo adjunto, pró-Reitor de Ensino de Graduação (gestão 2006-2010), Diretor do Centro de Pesquisa e Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Cáceres (2015-2016), Assessor de Gestão das Modalidades de Ensino Diferenciadas (2017-2018). Sócio efetivo da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e teatro e afirma-se cada vez mais como crítico literário e escritor de ficção (contos). Tem diversas obras publicadas, bem como participações em antologias publicadas por editoras mato-grossenses e de outros estados brasileiros, além de publicações em outros países. Docente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Unemat. Atualmente dedica-se às pesquisas relacionadas aos estudos comparados, ao teatro de língua oficial portuguesa e preservação do patrimônio histórico e cultural. Na gestão universitária ocupa o cargo atual de Diretor de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na Unemat.

Flávia Taques
Coordenadora Administrativa e Coordenadora de Produção da MT Escola de Teatro.

Formada em Direito em 2005, especialista em direito processual civil, direito e processo do trabalho , museografia e patrimônio cultural, atua há mais de 30 anos no mercado cultural. Foi coordenadora do Museu Histórico de Mato Grosso.

Rodolfo García Vázquez
Consultoria Técnica  da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap)

Diretor e dramaturgo, fundou em 1989, juntamente com Ivam Cabral, a Cia. de Teatro Os Satyros. Recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro, como Shell, APCA e Qualidade Brasil. Dirigiu trabalhos em vários países europeus. De 1997 a 2005 foi o diretor artístico do projeto Instant Acts, da instituição alemã Interkunst. Escreveu os textos “Transex”, “Kaspar ou a Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de sua Casca de Noz” e “A Proposta”, entre outros. Do alemão, traduziu “Inocência”, de Dea Loher. Sua produção teatral é constante na cena paulistana, desde o início dos anos 2000. À frente de Os Satyros, teve atuação fundamental na revitalização da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

Confira as áreas de ênfase do curso de graduação