Estudantes se apresentam no festival Satyrianas, em São Paulo
Publicado em: 13.11.2019

Espetáculo “ContrAção”, idealizado por estudantes da MT Escola de Teatro.
Os estudantes do curso superior da MT Escola de Teatro participam nesta semana do Festival Satyrianas, em São Paulo, organizado pela Cia. Os Satyros. Os artistas participam de leituras dramáticas e apresentam espetáculos teatrais criados e encenados em Cuiabá.
Com isso, a participação da instituição mato grossense no evento em São Paulo reforça a importância da escola no cenário cultural do estado e do Brasil. Na sua 20ª edição, a Satyrianas é um dos mais importantes festivais culturais de São Paulo, e reúne de 14 a 17 de novembro, em mais de 96 horas de programação, atrações de artes cênicas, cinema, música e literatura.
Confira a programação onde nossos estudantes estão envolvidos:
>>> Dramas Paralelos <<<
Bate-papo sobre textos, com mediação da dramaturga convidada Vana Medeiros.
Nossa Batata tá assando – No dia mais quente dos últimos 108 anos, cinco pessoas estão em um elevador. Após determinado evento, elas são obrigadas a conversar e expor intimidades que revelam suas respectivas personalidades, de modo que inevitáveis conflitos afloram. Texto: Túlio Paniago.
Quando: Sex, 15/11 às 14h05
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Sala Antônio Pompêo)
Na Posse de Nossas Verdades, Nos Resta a Confissão – Uma conversa desenfreada de duas vozes pode contar o que não temos muito que explicar. Há segredos sem gelo que não contamos ainda. Texto: Susuca e Glauber Lauria.
Quando: Sex, 15/11 às 16h
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Sala Antônio Pompêo)
>>> Espetáculos – Teatro Adulto <<<
In-Cômodos é uma comédia dramática com cinco personagens: um palhaço sem graça; um militar fanático religioso; a primeira mulher a pisar na lua; um corcunda com dificuldades em se articular verbalmente e uma menina introspectiva. Aparentemente eles não sabem ao certo onde estão e há quanto tempo.
Texto: Túlio Paniago e Wender Sobrinho. Direção: Heloise Godoy, Jean Pablo Loti e Rafael Cerigato. Elenco: Andreel Ferreira, Fabíola Karen, Jone Sayd, Jonathan Nery e Vinícius Amorim.
Quando: Sex, 15/11 às 19h30.
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Sala Antônio Pompêo). 12 anos. 35 min
Encruza – Mas você sabe quem sou eu? Eu giro ao meio-dia. Eu giro à meia-noite. Eu giro à qualquer hora. Vivo na encruzilhada. Trago meu axé no pé, Venho valer meus filhos de pemba. Eu sou Exu mulher. Produção/Realização: Benone Lopes, Bruno Brun, Chrysti an Araújo. Performer: Andreel Ferreira.
Quando: Dom, 17/11 às 01h.
Onde: Estação Satyros – Foyer. 16 anos.
ContrAção – Quando a cor que tenho, o corpo que tenho, o jeito que tenho é a minha sentença de morte,
como consigo viver? “ContrAção” é meu corpo pulsando, é meu povo lutando, é nossa ação contra aqueles que
decidem quem deve viver e quem deve morrer. É um banquete de corpos descartáveis que a nação devorou. Texto: Suelen Alencar. Direção: Clodoaldo Arruda e Paulo França. Elenco: Clarinda Castro, Ézero Obalhe, Fabíola Karen, Lucas Layon, Jone Sayd, Sebasti an Dantas, Suelen Alencar e Wender de Almeida.
Quando: Sáb, 16/11 às 16h.
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Sala Hilda Hilst). 16 anos. 50 min
Lugar Nenhum – Pitágoras é um homem com habilidades matemáticas, responsável por calcular a entrega de medicamentos para os residentes de uma ilha. Por um erro dele, a embarcação não chega. De outro lado, está Pito, que está cruzando o oceano e se vê envolvido no julgamento de Pitágoras. Texto: Suelen Alencar. Direção: Paulo França. Elenco: Lucas Layon; Wender de Almeida; Lucas Visan; Ézero Martins de Souza e Rayra Túriel.
Quando: Sex, 15/11 às 16h30.
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Sala Hilda Hilst. Livre. 40 min
A participação dos trabalhos consagra a produção da cultura mato grossense que vem sendo realizada na MT Escola de Teatro, polo de Formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, em parceria firmada com a Secretaria de Estado de Cultura e a Universidade do Estado do Mato Grosso.