O curso superior tecnológico em Teatro é oferecido pela MT Escola de Teatro através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, o Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Após a conclusão de quatro módulos de ensino, o estudante recebe a formação de tecnólogo.
Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase, na qual deseja se especializar: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. A instituição utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.
Flávio José Ferreira – Coordenador Geral da MT Escola de Teatro
Bacharel em Direito pela UFMT. Advogado, diretor, dramaturgo, professor, membro da Academia Mato-grossense de Letras. Há 30 anos, fundou o grupo de teatro Cena Onze. Publicou mais de 12 obras de dramaturgia, mais de 10 livros de poesia e literatura infanto-juvenil. Na área jurídica, foi vice-presidente e é atual 1º secretário da OAB-MT. É membro da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB. Professor há mais de 40 anos, militante nas áreas de cultura e direitos humanos.
Agnaldo Rodrigues da Silva – Coordenador Pedagógico do curso superior de Tecnologia em Teatro
Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor efetivo adjunto, pró-Reitor de Ensino de Graduação (gestão 2006-2010), Diretor do Centro de Pesquisa e Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Cáceres (2015-2016), Assessor de Gestão das Modalidades de Ensino Diferenciadas (2017-2018). Sócio efetivo da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e teatro e afirma-se cada vez mais como crítico literário e escritor de ficção (contos). Tem diversas obras publicadas, bem como participações em antologias publicadas por editoras mato-grossenses e de outros estados brasileiros, além de publicações em outros países. Docente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Unemat. Atualmente dedica-se às pesquisas relacionadas aos estudos comparados, ao teatro de língua oficial portuguesa e preservação do patrimônio histórico e cultural. Na gestão universitária ocupa o cargo atual de Diretor de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na Unemat.
Flávia Taques – Coordenadora Administrativa e Coordenadora de Produção da MT Escola de Teatro.
Formada em Direito em 2005, especialista em direito processual civil, direito e processo do trabalho , museografia e patrimônio cultural, atua há mais de 30 anos no mercado cultural. Foi coordenadora do Museu Histórico de Mato Grosso.
Karina Figueredo – Coordenadora das áreas técnicas
É iluminadora cênica, atriz e professora. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Linha de Pesquisa: Poéticas Contemporâneas | UFMT), e membro do grupo de pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações e transversalidades, ambos sob a orientação da Profª Drª Maria Thereza de Azevedo. Coordenadora das Áreas Técnicas/Artísticas da MT Escola de Teatro (Curso de Tecnologia em Teatro | UNEMAT). Desenvolve pesquisas acerca da dramaturgia da luz e processos compartilhados de criação dentro do in-Próprio Coletivo, do qual é membro fundadora. Já ministrou cursos e oficinas pela UFMT, SESC Arsenal (MT), SESC Dramaturgias (Palmas-TO, Maceió-AL, Manaus-AM, Rio Branco-AC e Rondonópolis-MT) e como colaboradora no Projeto Gesto (SESC Alagoas). Circulou com o espetáculo OraMortem (in-Próprio Coletivo) pelo SESC Palco Giratório (2016) e Projeto Circula-MT por mais de 30 cidades brasileiras. Também atua como iluminadora de alguns grupos/artistas, como Karola Nunes, Estela Ceregatti, Cia Pessoal de Teatro, Mariana Pimentel, Mesa para 6, Coro Experimental MT, Grupo Monofoliar, entre outrxs.
Daniela Leite – Coordenadora das áreas artísticas
Atriz e diretora no in-Próprio Coletivo, é doutora em Estudos de Cultura Contemporânea / Poéticas Contemporâneas (UFMT/ECCO – 2019) onde defendeu a tese “O que pode o teatro como poética do acontecimento:
cartografias de desejos e uma ode à desobediência”. Participa do grupo de pesquisa “Artes híbridas: intersecções, contaminações e transversalidadeas”. Atuou a dirigiu os espetáculos “OraMortem” e “in-Proprio para Dinossauros” e a performace “Não cabe mais, gente!”. Desde 2017 ministra aulas nas ênfases atuação e direção no curso de Tecnologia em Teatro na MT Escola de Teatro (UNEMAT). Apresentou e ministrou cursos, workshops e residências artísticas em diversas cidades do Brasil e também na Colômbia e Argentina.
Rodolfo García Vázquez – Consultoria Técnica da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap)
Diretor e dramaturgo, fundou em 1989, juntamente com Ivam Cabral, a Cia. de Teatro Os Satyros. Recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro, como Shell, APCA e Qualidade Brasil. Dirigiu trabalhos em vários países europeus. De 1997 a 2005 foi o diretor artístico do projeto Instant Acts, da instituição alemã Interkunst. Escreveu os textos “Transex”, “Kaspar ou a Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de sua Casca de Noz” e “A Proposta”, entre outros. Do alemão, traduziu “Inocência”, de Dea Loher. Sua produção teatral é constante na cena paulistana, desde o início dos anos 2000. À frente de Os Satyros, teve atuação fundamental na revitalização da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.
O curso é voltado à formação de atores – com ênfase no domínio e consciência da cena, para que esse artista tanto dialogue com as orientações gerais da encenação (definidas pelo diretor e toda a equipe), como possa assumir um processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. O curso estimula a consciência da função social do ator, a capacitação de seu corpo e voz para expressão e a sensibilidade crítica.
CORPO DOCENTE:
Katiuska Tereza Azambuja Salgado – Formadora
Tem bacharelado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi componente do Núcleo de Estudos de Gênero da UFMS, e pesquisadora bolsista do CNPQ no biênio 2009-2010. Cursou quatro semestres em Direção Teatral na Universidade Federal da Bahia, possui Especialização em Gestão Cultural pelo Senac-SP. Tem experiência como atriz, iluminadora, diretora e produtora teatral. É mestranda da Faculdade de Comunicação e Artes, no Programa de Pós-Graduação de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), na Universidade Federal de Mato Grosso.
O curso capacita profissionais para a área de cenografia e figurino, desenvolvendo habilidades críticas, técnicas e artísticas. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com artistas experientes no setor. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco, cujos cursos são oferecidos pela Escola.
CORPO DOCENTE:
Douglas Peron – Formador
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso. É ator desde 2006 iniciando seus estudos no teatro através da oficina ministrada pelo Grupo Teatro Mosaico. Durante o período das oficinas, desenvolveu trabalhos de pesquisa em teatro de formas animadas, criando trabalhos com máscaras e, posteriormente, bonecos de manipulação direta. Membro fundador do Grupo Teatro de Brinquedo, que teve seu projeto aprovado no prêmio Microprojetos da Amazônia (Funarte), em 2010, participando de festivais de teatro e mostras locais. Em 2017, fundou o coletivo Spectrolab. É aluno do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso e estuda a arte contemporânea no espaço urbano ligado às políticas públicas e traz a pesquisa de materiais não convencionais para seus trabalhos artísticos.
Janete Soares da Conceição Klitzke – Formadora
Graduada em Design de Moda, pós-graduada em Didática do Ensino Superior. É professora do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda da Unic. Especializou-se no Programa de Formação Avançada em Moda e Tendência, pelo Instituto Europeo Di Design; em Neurolinguística e Psicologia do Consumo, pelo Sebrae; e Modulagem Tridimensional, pelo Senai. Tem experiência em produção de figurino para teatro, cinema e televisão. Foi responsável pela produção de mais de 30 espetáculos da Cia. de Teatro Cena Onze. Assinou figurino para trabalhos como “Auto da Paixão de Cristo” (2007-2014, 2016-2017) e “Auto de Natal” (2007, 2011 e 2015), e para a Orquestra Sinfônica da UFMT, Cia. de Teatro Mosaico, Academia de Dança Ópera Ballet e Associação Cultural Flor Ribeirinha.
É o único curso da Escola que, para entrar, o aluno precisa ter experiência com teatro. O curso prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Este curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas da formação.
CORPO DOCENTE:
Heloíse Godoy – Formadora
Formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá e Tecnologia em Teatro com ênfase em Direção Teatral pela Universidade Estadual de Mato Grosso. Começou a carreira como atriz no grupo Cena Onze (2000-2019), em Cuiabá. Atualmente exerce a função de apresentadora na TV Gazeta.
Direcionado a novos dramaturgos, o curso visa estimular percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação para outras linguagens além do teatro. O curso enfatiza a formação sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.
CORPO DOCENTE:
Thereza Helena de Souza Nunes – Formadora
Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora das potencialidades vocais para o ator, direção e dramaturgia. Possui produções culturais em Artes Cênicas com ênfase em Teatro de grupo e autoral. Membro fundadora da cia Thereza João de Teatro, coletivo de crítica Parágrafo Cerrado e do Levante em Cena. Tem experiência na área de Artes com ênfase em interpretação, direção, dramaturgia e produção teatral e canto popular, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de grupo, musical e criação de roteiros.
O curso qualifica aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. O curso promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz.
CORPO DOCENTE:
Priscila Freitas – Formadora
Priscila Freitas é mestra em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). Graduada em Comunicação Social pela UFMT e licenciada em Letras pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Iniciou no teatro como integrante do grupo Pessoal do Ânima em 2008. Trabalha desde então como iluminadora, tendo feito a luz diversos espetáculos, entre eles, “Segredos de Liquidificador”, “As Bruxas de Oz” e “Se perguntarem, não fui eu!”. Em 2018, gradua-se como tecnóloga em Teatro com ênfase em iluminação cênica pela MT Escola de Teatro (UNEMAT). No mesmo ano, recebeu o prêmio de destaque em iluminação no XII Festiva de Teatro Velha Joana pelo espetáculo “Encardido” do coletivo Atro.
.
O curso propõe a formação por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.
CORPO DOCENTE:
Leonardo Djan – Formador
Produtor Audiovisual, Especialista Em Música E Sons Funcionais, Editor e Áudio e Vídeo, Mixador e Roteirista. Estudou Música para Cinema e Tv no Conservatório Brasileiro de Música- CBM-RJ e Orquestração Também no Conservatório Brasileiro de Música- CBM-RJ (Incompleto). Estudou Também Mixagem na IATEC, Composição Contemporânea com Maurício Dotori na UEL e Roteiro com Marcelo Andrigueti. Produziu e Trabalhou com Gravações em Estúdio, Músicas, Curtas Metragens, Longas Metragens, Documentários, Filmes Institucionais E Publicidade.
O curso capacita aprendizes fornecendo elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal, estadual e federal. Os principais temas abordados são o processo de elaboração, a viabilização e a gestão de projetos culturais, segundo a lógica e metodologia das legislações, políticas de apoio e incentivo à produção cultural.
CORPO DOCENTE:
Annelise Godoy – Coordenadora
Cursou Língua Inglesa na PUC-SP. Fez MBA em Marketing e Inovação, especialização de Branding. Trabalhou em atendimento e planejamento, por 14 anos, nas agências de comunicação McCann-Erickson, JWThompson e Ogilvy. Foi gerente de Comunicação do Banco ABN AMRO Bank e de Marketing & Negócios do Instituto Alfa de Cultura; diretora executiva da Sociedade dos Amigos do MIS-SP; e sócia-diretora da Philarmonia Brasileira/Phila Brasil Produções Artísticas, responsável por espetáculos cênicos multidisciplinares, gestão de orquestras e festivais internacionais. Atua atua como Consultora de Planejamento para projetos comerciais e culturais.
Caroline Araújo – Formadora
Formada em Comunicação Social – Rádio e TV, pela universidade Federal de Mato Grosso, é especialista em Planejamento e Gestão Cultural e em Cinema pela Universidade de Cuiabá. Mestre em Estudos de Cultura do Contemporâneo pela UFMT. Trabalha com audiovisual há mais de 14 anos como documentarista, produção executiva, direção de produção, direção e direção de arte. Trabalha com consultoria cultural, direção de arte e direção publicitária e produção audiovisual independente. Ministra oficinas de realização audiovisual para iniciantes e níveis avançados, nas universidades ou comunidades e em ações sociais. É professora de Ensino Superior no Univag, desde 2015, onde leciona as disciplinas de Direção, Produção e Edição.
MT Escola de Teatro
Polo de Formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá. Parceria firmada com a Secretaria de Estado de Cultura