Notícias

Unemat abre inscrições para Processo Seletivo 2019.1 da MT Escola de Teatro

Publicado em: 04.12.2018

Entre os dias 5 de dezembro de 2018 e 10 de janeiro de 2019, a MT Escola de Teatro recebe inscrições para o Processo Seletivo do curso superior de tecnologia em Teatro, que tem início no primeiro semestre de 2019. A Instituição é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, em parceria firmada entre Secretaria de Estado de Cultura, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça. Com aulas gratuitas e duração de 2 anos, esse é o primeiro curso superior de Artes Cênicas do estado de Mato Grosso.

>> Confira o edital do Processo Seletivo 1/2019

Ao todo, são oferecidas 50 vagas na modalidade presencial, com ênfase nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.unemat.br/vestibular.

Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo. As aulas acontecem no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo também haver atividades pedagógicas durante a semana.

Podem concorrer às vagas candidatos de todo o Brasil, com ensino médio completo. O Processo Seletivo também é aberto a estrangeiros com passaporte e situação legal no País. A instituição destina no mínimo 20% das vagas oferecidas, por área de ênfase, a pessoas autodeclaradas negras ou indígenas.

CALENDÁRIO

A seleção para o curso superior de tecnologia em Teatro é composta por dois momentos. A primeira fase é constituída da avaliação da Carta de Intenção, que deve ser escrita em Língua Portuguesa de forma objetiva, clara e concisa, conforme modelo disponibilizado no edital de seleção. A carta tem de ser anexada no ato da inscrição, e a ela será atribuída uma nota de 0 a 10. O resultado desta fase será divulgado no dia 22 de janeiro.

As pessoas aprovadas na primeira etapa serão convocadas para a segunda fase de avaliação, que consiste em uma entrevista presencial para avaliar o potencial do candidato à área escolhida. Os dias, horários e local de cada entrevista serão divulgados no dia 7 de fevereiro.

O resultado final do Processo Seletivo sai em 28 de fevereiro de 2019.

PEDAGOGIA

Inaugurada em 2016, a MT Escola de Teatro utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de Artes Cênicas da América Latina.

Um dos lemas da Adaap na criação do seu modelo de ensino é propiciar uma organização sistêmica em que “todos respiram o mesmo ar”. Isso significa que todos os departamentos, cursos, formadores e estudantes devem compartilhar os princípios e processos educacionais adotados.

Na MT Escola de Teatro, o papel social das Artes Cênicas é ponderado em módulos que valorizam a emancipação criadora, o pensamento crítico e a confluência absoluta de talentos e poéticas, desviando-se da relação hierárquica as quais costumam estar presas as bases educacionais. Os principais pressupostos do projeto pedagógico da Escola são:

– Ensino não hierárquico: a MT Escola de Teatro baseia-se em um modelo de ensino que rompe com o regime de subordinação das pedagogias tradicionais. O conhecimento avança de acordo com trabalhos práticos e reflexivos, levando em consideração o ritmo de aprendizes e formadores.

– Ensino não cumulativo: a Escola dilui completamente o parâmetro de que o aprendiz no quarto semestre é mais avançado do que aquele no estágio inicial. Compartimentar o conhecimento artístico é uma contradição improdutiva, pois ele deve ser trabalhado com um mecanismo de expansão, desdobramento natural do fazer artístico, e não de acumulação.

– Ensino modular: um módulo corresponde à unidade de conteúdos e práticas daquele semestre. O aprendiz da MT Escola de Teatro frequenta quatro módulos independentes num dos cursos regulares oferecidos, todos com a duração de um semestre e identificados por uma cor: verde, amarelo, azul e vermelho.

Todos os direitos reservados - 2018