Notícias

Sucesso: MT Escola de Teatro fecha 2020 com mais de 1000 participantes em cursos de extensão

Publicado em: 06.01.2021

Apesar das dificuldades que a pandemia de COVID-19 trouxe para o mundo artístico e educacional, 2020 foi mais um ano de muito sucesso e conquistas para a MT Escola de Teatro.

Disponibilizamos gratuitamente 37 cursos de extensão com aulas ministradas pelas plataformas digitais e um curso presencial, oferecido antes da quarentena. Os temas de ensino foram variados e plurais, como linguagens artísticas, teatro, cultura popular, sonoplastia e dramaturgia.

O modelo de ensino artístico-pedagógico de educação integrada, que é reconhecido no Brasil e no exterior, foi um dos fatores que atraiu o interesse do público, formado por mais de 3 mil inscritos. Entre 1242 estudantes e entusiastas selecionados, tinham pessoas de todas as regiões do país e de Portugal, Chile, Moçambique e Uruguai.

“Resiliência, união, dignificação e transformação são as palavras que expressam nosso ano de 2020. Oferecemos uma educação que permite a expressão, a liberdade. Isso amplia o potencial criativo dos envolvidos e garante a autonomia intelectual tão renegada nesses modelos que segregam. É esse fator que une as pessoas e fez, com certeza, o grupo se manter organizado, fechando este ano atípico tão bem”, declara o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

Entre as participantes dos cursos está Laís Wrzesinski Ribeiro, de 26 anos. Cuiabana e estudante de arquitetura, Laís fez parte de dois cursos da Escola de Teatro, o de Maquiagem Teatral e o de Iluminação. A jovem conta que em ambos teve um bom aproveitamento e o conhecimento conquistado agregou irá agregar em sua carreira profissional.

“Uma experiência muito satisfatória. Os professores conseguiram traduzir os conteúdos de forma bem clara. Pode parecer pouco, mas isso se torna muito quando lembramos do cenário complicado. E a equipe de docentes da Escola de Teatro conseguiu não só se organizar e manter os cursos, mas também oferecer um ensino de qualidade. Isso é um diferencial e que agrega na vida de todos”,

O trabalho de formação desenvolvido pela Escola foi a base para três espetáculos mato-grossenses selecionados para o prestigiado Festival Satyrianas. Com formação na MT Escola de Teatro, os artistas levaram a arte do estado para o mundo por meio dos espetáculos Bereu, Pirotécnico Zacarias e Dezessete de Março de 2020 e Brigadeiros.

“Um importante reconhecimento, que veio para nos mostrar o quanto fomos guerreiros neste ano incerto. Todos, desde a diretoria aos profissionais da limpeza, são parte integrante desse maravilhoso grupo e responsáveis por esse crescimento. Que no próximo ano possamos dar sequência a esses feitos e alcançar mais vidas, oferecendo a oportunidade para que também possam ser agentes transformadores neste mundo. Porque a arte e a educação proporcionam isso: pessoas transformadas”, conclui o coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez.

Todos os direitos reservados - 2018