Notícias

Carol Argenta, orientadora da MT Escola, desenvolve projeto sensorial contemplado pela Lei Aldir Blanc

Publicado em: 03.05.2021

Divulgação/ juqueirozfotografia

A atriz e produtora Carol Argenta, orientadora da MT Escola de Teatro, viu na instituição um espaço para ampliar suas vivências e provocações artísticas.

Integrante do TheatroFúria há 6 anos, grupo cênico de Mato Grosso que desenvolve dramaturgias próprias com temas predominantemente existencialistas,  ela desenvolveu em parceria com os colegas uma oficina sensorial no projeto MT Convida. A ideia se expandiu, transformando-se no Lab Sentidos.

Segundo Carol, o projeto tem o objetivo de questionar porque nós somos educados e treinados desde a infância para anestesiar os sentidos e empobrecer as nossas percepções em relação ao mundo que vivemos e a nós próprios.

“Mais do que um laboratório de experiência visando as sugestões de exercícios diários para readquirir os nossos sentidos perdidos, o projeto é um laboratório prático, pois o seu objetivo é utilizar os sentidos alertados na oficina, numa Intervenção Urbana / Performance a ser apresentada no encerramento dos trabalhos”, comenta a artista.

O grupo foi selecionado para o edital MT Nascentes, contemplado pela Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, onde pôde estender seu espaço de pesquisa e experimentação.

Entendendo o Lab_Sentidos um disparador artístico, Carol o vivencia todos os dias desde o momento em que o projeto foi concebido e ela aplica seus conhecimentos  no dia a dia da MT Escola de Teatro.

Aluno da MT Escola de Teatro estreia monólogo Encruza: do Terreiro para a Tela

“Enquanto artistas, deveríamos estar sempre alertas, despertos, com as anteninhas ativadas para receber as percepções mais variadas! Na MT escola, como lidamos com artistas da cena, procuro sempre levar essas percepções para eles, de maneira muito orgânica. “

A oficina, realizada presencialmente, já esteve em Chapada dos Guimarães, Cáceres e Cuiabá antes. “Além de criarmos uma rede de afetos, enriquecemos muito nossas percepções relacionadas ao mundo em que vivemos através do intercâmbio entre várias áreas de conhecimento e atuação. ”

Entre os dias 28 a 30 de maio o Lab_Sentidos” será montado em Poconé, interior de Mato Grosso. Serão 3 dias de oficinas artísticas e experimentações, onde o grupo propõe para o público exercícios para despertar sentidos e percepções “adormecidas”.

Sobre a MT Escola
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de Tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Laboratório Prático do Desanestesiamento- Lab Sentidos

Siga: @theatrofuria
Ficha Técnica do Lab_Sentidos Navega
Concepção: TheatroFúria
Fotografia: Ju Queiroz
Registros audiovisuais: Ana Carolina de Mello
Design Gráfico: Carolina Argenta
Edição de vídeo: João Pedro Régis
Assessoria de Imprensa: Lidiane Barros

Texto por Luan Andrade

Edição por Luiza Camargo

Todos os direitos reservados - 2018