Curso

Graduação

O curso superior tecnológico em Teatro é oferecido pela MT Escola de Teatro através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Após a conclusão de quatro módulos de ensino, o estudante recebe a formação de tecnólogo. Com mais um ano (dois módulos), a formação é de licenciatura.

Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase, na qual deseja se especializar: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. A instituição utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

Confira as áreas de ênfase do curso de graduação:

O curso é voltado à formação de atores – com ênfase no domínio e consciência da cena, para que esse artista tanto dialogue com as orientações gerais da encenação (definidas pelo diretor e toda a equipe), como possa assumir um processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. O curso estimula a consciência da função social do ator, a capacitação de seu corpo e voz para expressão e a sensibilidade crítica.

Atuação

O curso capacita profissionais para a área de cenografia e figurino, desenvolvendo habilidades críticas, técnicas e artísticas. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com artistas experientes no setor. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco, cujos cursos são oferecidos pela Escola.

Cenografia e Figurino

É o único curso da Escola que, para entrar, o aluno precisa ter experiência com teatro. O curso prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Este curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas da formação.

Direção

Direcionado a novos dramaturgos, o curso visa estimular percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação para outras linguagens além do teatro. O curso enfatiza a formação sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.

Dramaturgia

O curso qualifica aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. O curso promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz.

Iluminação

O curso propõe a formação por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.

Sonoplastia

O curso capacita aprendizes fornecendo elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal, estadual e federal. Os principais temas abordados são o processo de elaboração, a viabilização e a gestão de projetos culturais, segundo a lógica e metodologia das legislações, políticas de apoio e incentivo à produção cultural.

Produção Cultural
Todos os direitos reservados - 2018