Inscrições Abertas

Extensão Cultural

Turismo de base comunitária para comunidades indígenas

O turismo é uma atividade crescente em diversas partes do planeta gerando efeitos positivos e negativos por onde se desenvolve. Trata-se de uma alternativa para promover a integração e o desenvolvimento autônomo de comunidades visto que o perfil do viajante tem mudado significativamente nos últimos tempos. Hoje, o visitante busca experiências, vivências e atividades que agreguem conhecimento ao processo de viagem. Cada comunidade deve ser detentora de suas próprias ferramentas e estratégias de desenvolvimento turístico e o planejamento pode oferecer instrumentos para gerenciar processos de implantação e gestão, independente da segmentação que as localidades decidam desenvolver, tais como: ecoturismo, turismo rural, etnoturismo, etc.

Orientador: Daniel Fernando Queiroz Martins

De 24 a 28 de junho de 2019
Segunda a sexta – Das 8h às 18h, com laboratório noturno de vivência e recepção.
Local: Aldeia Xavante na terra indígena de São Marcos (Município de Barra do Garças).

INSCREVA-SE AQUI

Daniel Martins possui graduação em Turismo (Centro Universitário Unirondon – 2001); especialização em Planejamento e Gestão do Turismo Ambiental e Cultural (Unirondon); mestrado em Geografia (Universidade Federal de Mato Grosso – 2007) e doutorado em Geografia (Universidade Federal do Paraná- 2019). Tem experiência na docência em Turismo desde 2002, ministrando aulas para cursos de bacharelado, especialização, curso técnico de eventos e também Guia de Turismo. Faz parte do quadro de avaliadores de cursos do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso para a área de Turismo e Hospitalidade. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de Turismo e Território, Desenvolvimento Local e Turismo, Espaço Geográfico e a Dinâmica Turística, Trabalho e Turismo, Turismo Rural e Planejamento e Gestão do Turismo. É professor de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso na área de Turismo.

Público: Acima dos 18 anos. Comunidade Xavante da região do Paredão, no município de Barra do Garças – Mato Grosso. 30 vagas.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 04 de junho a 19 de junho
Aprovados: 21 de junho


Todos os direitos reservados - 2018