Notícias

Estudantes apresentam performance no Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas

Publicado em: 26.10.2018

Estudantes durante o evento. Foto: Elis Correia/Divulgação

Estudante da MT escola de Teatro participaram, no último dia 23, do Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, com tema “Teatro, Dança e Circo: Perspectivas e Trajetórias”, realizado no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Os estudantes da MT Escola de Teatro apresentaram a performance “Corpos Desviantes”.

O evento realizado em dois dias reuniu artistas, estudantes, coletivos, representantes, palestrantes, educadores e representantes do poder público e sociedade civil para um diálogo aberto sobre os caminhos e desafios do fazer artístico local.

A performance apresentada pelos estudantes da MT Escola de Teatro destaca os trabalhos produzidos no módulo azul, eixo performatividade, e enfatiza desenvolvimento de peças que já estão no mercado cultural. Última apresentação do primeiro dia (23), os alunos envolveram o público com o tema e reforçaram o questionamento político dos corpos destoantes da norma padrão vigente na sociedade.

Além da apresentação, alunas do curso de Cenografia e Figurino realizaram uma exposição de material produzido ao longo do curso. Figurinos, personagens e histórias ocuparam o saguão do teatro da UFMT.

Palestras

O encontro ainda contou com a palestra do professor Joaquim Gama, doutor em Teatro, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, na capital paulista. Gama falou sobre a importância da formação do artista e de como projetos desenvolvido pela Adaap, idealizadora da SP Escola de Teatro e MT Escola de Teatro, podem alterar cenários de cidades como São Paulo e Cuiabá.

Na mesa de debates “A prática de artes cênicas institucionalizadas” participaram ainda Flávio José Ferreira (Cena Onze), Jan Moura (coordenador de áreas técnicas da MT Escola de Teatro), Everton Brito (coordenador das áreas artísticas da MT Escola de Teatro) e Agnaldo Rodrigues da Silva (representante da Unemat).

Todos os direitos reservados - 2018