Notícias

Artistas de São Paulo participam de cursos na MT Escola de Teatro neste fim de semana

Publicado em: 29.03.2019

Neste fim de semana, artistas docentes da SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, participam de aulas para alunos dos cursos da MT Escola de Teatro. As atividades acontecem neste sábado (30) e domingo (31). Abaixo, saiba quem são os convidados:

FRANCISCO TURBIANI
Formado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Em 2011, realizou, junto ao CNPq, a pesquisa acadêmica “Uso de equipamentos luminosos não Teatrais na iluminação cênica contemporânea em São Paulo: Estudo de caso dos Espetáculos Bacantes e O Livro de Jó”, orientada por Antonio Araújo. Entre seus trabalhos como iluminador, destacam-se os espetáculos “Mokimpó – Estudo sobre um homemcomum”, “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”, “Marie”, “Salem”, “A última história” e “Madrid 36 – reminiscências da Guerra Civil Espanhola”.

LUCIANO GENTILE
Mestrando em teatro pela Escola de Comunicação e Arte – ECA/USP, bacharel em Artes Cênicas, formado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Além da formação acadêmica, realizou cursos de aperfeiçoamento sobre técnicas específicas para o trabalho do ator, sobre produção teatral e sobre música para a cena. Já atuou como encenador no Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atuou também no Projeto Letras de Luz da Fundação Victor Civita/Abril Cultural como capacitador teatral; e em oficinas culturais, tanto desenvolvidas pela iniciativa pública quanto privada. Recentemente faz parte da Residência Artística Amarelinho, no bairro paulistano da Luz, como encenador do grupo Zona de Operação. Atualmente trabalha como coordenador artístico-pedagógico de equipe do Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

SUZANA ARAGÃO
Atriz, diretora, professora de teatro e palhaça, atua na área há mais de 15 anos. Como atriz, atuou em espetáculos como: “Folias, Folias Galileu” (2013), direção de Dagoberto Feliz; “A saga musical de Cecília” (2012), direção de Danilo Grangheia; “Algo de negro” (2012), direção de Carlos Francisco; “Cabaré da Santa” (2008), direção de Dagoberto Feliz; “Sonho de uma noite de verão” (2010), direção de Cida Almeida; “Desmontando uma alma boa” (2003), direção de Flávio Desgranges; “A pequena sereia”, direção de Yan Ferslev – Odin Teatret; “Reflexos em cena” (2003) – Odin Theatre; “O burguês fidalgo” (2003), direção de Bete Dorgam. Dirigiu espetáculos da Cia. Orbital e do Núcleo Dois Tempos de Teatro, foi orientadora artística do Projeto Ademar Guerra, idealizadora e diretora artística da Trupe Cômica Kombi e integra o Grupo Folias.

TELUMI HELLEN
Iniciada nas artes plásticas desde 15 anos, é cenógrafa e figurinista. Formada em Educação Artística pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com pós-graduação em Processo de Criação Artística com o Desenvolvimento para a Psicologia da Arte. Integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado pelo diretor Antunes Filho, entre os anos de 1987 e 1997, sempre em parceria com o cenógrafo J.C. Serroni. Já realizou dezenas de figurinos para espetáculos teatrais. Entre os anos de 1998 e 2009, ministrou no curso prático de cenografia e figurinos do Espaço Cenográfico. Participou cinco vezes da Quadrienal de Praga e tem seus projetos de figurinos para teatro publicados no livro “Vestindo os Nus”, de Rosane Muniz.

Todos os direitos reservados - 2018