Notícias

Adaap é indicada ao Prêmio Aplauso Brasil; votação está aberta no site

Publicado em: 04.08.2019

Grupo de artistas fundadores da Adaap, Organização Social responsável pelo modelo pedagógico da MT Escola de Teatro. Foto: André Stefano/Divulgação

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Organização Social que gere a MT Escola de Teatro em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, a Universidade do Estado de Mato Grosso e a companhia Cena Onze, está entre os quatro indicados do Prêmio Aplauso Brasil na categoria Destaque do 1º semestre de 2019. A lista com os concorrentes, disponível para votação popular no site do Aplauso Brasil, foi divulgada no último sábado (3).

Integram os Amigos da Praça a atriz Cléo De Páris, o iluminador Guilherme Bonfanti, o ator e diretor Hugo Possolo, o ator e dramaturgo Ivam Cabral, o cenógrafo  J.C. Serroni, a dramaturga Marici Salomão, o ator Raul Barreto, o sonoplasta Raul Teixeira e o diretor Rodolfo García Vázquez.

Referência no Brasil e no exterior, a Adaap criou um modelo inovador de educação nas artes, cujo lema está centrado na perspectiva de que “artistas formam artistas”. Dessa forma, prezam-se a autonomia dos estudantes e a integração sistêmica de todas as áreas artísticas do teatro.

Além da MT Escola de Teatro, a Associação gere também a Escola Livre de Audiovisual (ELA) e a SP Escola de Teatro. No Prêmio Aplauso Brasil, a Adaap foi indicada à categoria Destaque “pelo modelo inovador de gestão cultural praticando a inclusão, democracia e união no fazer artístico”, conforme apontado pelos jurados. Concorrem ainda André Grynwask e Pri Argoud, a Oficina Cultural Oswald de Andrade e o projeto de ocupação Noites Sujas no Teatro Arena.

Na lista de indicados do primeiro semestre de 2019 do Prêmio Aplauso também está a peça “Mississipi”, indicada à premiação na categoria Melhor Espetáculo, dirigida por Rodolfo García Vázquez, coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro. A peça foi criada pela companhia Os Satyros, de São Paulo, para celebrar os 30 anos de criação do grupo. O ator Ivam Cabral, integrante da Adaap e diretor executivo da SP Escola de Teatro, também concorre na categoria Melhor Ator, pelo seu trabalho no espetáculo.

Todos os direitos reservados - 2018