Perguntas Frequentes

A Escola

A MT Escola de Teatro oferece sete cursos de graduação em Teatro, com ênfase nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. Todos os cursos são gratuitos, com duração de dois anos e divididos em quatro módulos (verde, amarelo, azul e vermelho). As aulas são aos sábados e domingos, das 9h às 18h, totalizando uma carga horária de 1.670 horas. O Processo Seletivo é anual e consiste em prova de redação, prova de múltipla escolha e provas de aptidão específicas para cada área.

Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo. Anualmente, nosso site indica o cronograma do Processo Seletivo. É exigida experiência apenas para quem vai cursar a graduação com ênfase em Direção. Nas outras áreas não há pré-requisitos.

É um curso superior de tecnologia em Teatro, em convênio com a Unemat. Durante a formação, o estudante opta por focar em áreas específicas das artes do palco: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia ou Produção Cultural.

Sim. A Escola mantém um convênio com o Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Mato Grosso (Sated-MT). Ao concluir a graduação, portando o diploma, o artista pode solicitar o seu DRT.

Com exceção de Direção, que exige experiência teatral, todos as outras áreas de ênfase da graduação não necessitam de experiência anterior.

Não. A MT Escola de Teatro não oferece cursos para menores de 18 anos.

Sim. Além do curso superior de tecnologia em Teatro, são disponibilizados vários cursos de Extensão Cultural ao longo do ano. Muitos deles voltados a iniciantes. Acompanhe em nosso site o cronograma de inscrições.

Os cursos de extensão cultural da MT Escola de Teatro se propõem tanto a aprofundar reflexões sobre questões do processo teatral contemporâneo, quanto a colocar ao alcance de seus estudantes uma formação técnica e prática atualizada. Eles abordam temas e assuntos que abarcam desde a História do Teatro até técnicas específicas em componentes menos abordados pelo ensino convencional.

As vagas são destinadas ao público em geral, pessoas com idade mínima de 18 anos e que tenham interesse no assunto em pauta. Os requisitos necessários de cada curso são informados nos programas de divulgação para a inscrição.

As inscrições são feitas online, pelo site da Escola, e o interessado deve preencher uma ficha informando seus dados pessoais, breve currículo e carta de interesse. A seleção dos participantes é feita pelo orientador do curso mediante as informações prestadas na ficha de inscrição.

Os orientadores dos cursos de extensão cultural são estudiosos, pesquisadores e artistas, nacionais e internacionais, ligados às artes cênicas, que abordam diversos assuntos, entre eles: produção, gestão cultural, filosofia, estética, elaboração de projetos, interpretação de textos e muitos outros.

Os cursos de extensão cultural têm duração de 64 horas, divididas entre horas teóricas, práticas e de atendimento, sendo emitido um certificado de conclusão ao final do curso.

Não.

O site da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) divulga todas as vagas abertas na Escola.

Todos os direitos reservados - 2018